domingo, 3 de agosto de 2008

Como criar um grupo teatral em sua Igreja.

É preciso ter um grupo de pessoas fixas, que tem no teatro compromisso ministerial. (Não panela)
Estabeleça dias de ensaios. (Em épocas de ensaios, eles serão sempre as segundas, quartas e sextas) Para que as pessoas saibam dizer se podem entrar no grupo ou não.
Estabeleça um critério para estar no grupo, ex.: Vir ao jejum, dia da oração. Isso cria comprometimento e seriedade com o trabalho.
Outras cobranças também são necessárias:
Ser batizado
Freqüentador assíduo dos cultos
Em obediência com condutas dadas pelo pastor
O grupo não precisa ser formado de bons interpretes, cada um pode trabalhar naquilo que se identificar. Ex.: Figurino, maquiagem, cenário, direção, roteiro, etc.
Problemas que podem ser evitados com essas medidas

Não temos o número suficiente de atores necessários
Os horários dos participantes nunca se encaixam
O ator falta no ensaio, quando ele vem, o outro falta
Dicas

Quando possível separar o ensaio em grupos (núcleos) diferentes e só depois juntar os grupos
Não virar de costas na interpretação
Estabelecer, quando desejado, que apenas o primeiro ensaio sirva para opiniões e mudanças nas falas e estrutura da peça

Como representar uma peça
· Busque autorização da igreja e do pastor, agende a apresentação, reservando a data com a pessoa responsável e não esqueça de dizer-lhe o tempo de duração da peça.

· Escolher o texto e conhecê-lo bem.

· Se o texto for criado pelo grupo ou diretor, passar tudo para o papel. Escrever todas as falas, interpretações, abertura e fechamento de cortina, cenário e música escolhida.

· Manter todas as falas do script, não permitindo acréscimos e mudanças.

· Na primeira reunião, conversar com o grupo e ver disponibilidade de tempo para ensaio e pré-determinar todas as datas dos dias de ensaio.

· Uma vez que todos os participantes estão escolhidos, realizar uma primeira leitura sem determinar quem fará cada papel.

· O diretor aplicará um teste, que consiste no seguinte: pedir que cada um faça a leitura de um determinado papel (já interpretando), e depois se escolhe quem ficou melhor em cada papel. Obs.: Se quando fizermos o convite para realizar a peça já dissermos para a pessoa qual será o seu papel, não poderemos mudar depois se ela não fizer bem, portanto manter primeiramente o convite em fase de teste.

· Caso algum componente desista do trabalho inicialmente e não houver meios de contornar a situação, escolher outra pessoa que possa decorar o papel no tempo estabelecido. Apresentá-la com boas vindas ao grupo e dizer-lhe da responsabilidade da sua incumbência.

· Os efeitos musicais e de iluminação precisam ser programados com antecedência, escolher uma pessoa para ficar responsável. Os encarregados dessas atividades deverão participar dos ensaios sempre que possível para haver interação com o projeto.

· Sempre faça duas ou mais cópias de CDs que serão utilizados no dia.

· Preparar o figurino de acordo com a época e contexto da peça. O diretor pesquisará quanto à época, características do personagem, sua situação social, hábitos, etc. Saber se é do antigo testamento, ou se é um cristão do Novo Testamento, se a peça se passa no Brasil de 1910, ou se no Nordeste ou na Inglaterra.

· É de grande importância o ensaio geral que deverá ser realizado na véspera, ou no dia da apresentação. O ensaio será feito como se o grupo já estivesse apresentando, ou seja, com cenários prontos, figurino, para ver o tempo que vai gastar uma troca de roupa, com o som para testar qualquer falha no CD, etc.

· Todas as vezes que formos entrar em cena precisamos esquecer literalmente do nosso eu, e deixarmos Cristo falar através de nós e apenas pedir humildemente que Ele venha a nos capacitar e nos encher de sua unção.

Elenco
O diretor deverá conhecer bem o texto antes de escolher o elenco e pesquisar se necessário o conjunto da obra. A escolha dos atores é um processo vagaroso e difícil, porque é necessário um tipo especial de percepção para rela­cionar a personalidade e habilitação do candidato ao papel que lhe é destinado na peça. Relacionar aspectos físicos do personagem aliando as características do ator.Ex: O príncipe encantado é imaginado sempre alto e belo e não baixinho e gordo. A capacidade emocional de cada ator também deve ser levada em conta. Existem atores que desempenham melhores papéis do tipo cômico e outros do tipo romântico. Porém o ator poderá vir a se revelar em outros papeis. IMPORTANTE

Aptidão física
Voz adequada ao papel (dicção)
Potência de voz
Coordenação motora
Nível cultural
Disciplina
Socialização com o grupo
Figurino
O figurino é muito importante para uma peça. O figurinista deve criar os figurinos do grupo de acordo com a personalidade de cada personagem, tipo físico e a época em que será feita a obra. Além de criar o figurinista também é responsável pela supervisão e conservação das roupas.A criatividade é o principal instrumento de trabalho do figurinista e saiba que toda a criatividade vem de Deus.Observar sempre os seguintes critérios:


Tipo físico de cada ator
Personalidade do personagem
Época ( roupa, objetos, maquiagem)

INFLUÊNCIAS
Observar as cores, que sentimentos elas trazem.
PRETA: cor enriquecida, porém, pesada. Boa para representar pecado, tristeza, solidão… Reduz a silhueta.
BRANCA: anima o ambiente, mas, deve-se ter cuidado ao usá-la, pois engorda, alonga a silhueta.
CINZA: entristece.
AZUL: serenidade paz porque lembra o céu, mas ao mesmo tempo pode representar a tristeza, aquela que Jesus sentiu ao morrer por nós.
VERMELHA: cor quente, ideal para impactar, mas, CUIDADO ao usá-la, pois, ela tende o lado sensual.
AMARELA: cor que representa alegria, luz, vivacidade… Também pode representar certa apatia quando essa cor é usada em um tom mais claro.

IMPORTANTE
Observar o tipo físico de cada ator/ dançarino (baixo,alto,gorda,magro….), para ver que cor e modelo de figurino lhe vestem melhor.
Branco AUMENTA, preto diminui;
Não coloque cores demais no palco, tira a concentração de quem está assistindo e também interfere na desempenho (há exceções);
Ter bastante CUIDADO com decotes, transparências, comprimento afim de não mostrar partes do corpo, evitando a sensualidade.
Exercícios para relaxar

1- Concurso de caretas (10 min, para relaxar da face).

2- Passar a língua entre a gengiva e os lábios e bochecha (relaxar a musculatura)

3- Fazer os lábios vibrarem como criança brincando de carrinho. Deixa que de coceira no nariz, que saltem gotículas de saliva… (relaxar a musculatura)

4- ME, NE NHE, ME, NE, NHE, ME, NE, NHE… MA, NA, NHA… Alternar velocidade. Observar de onde é emitido cada som [M labial, N nasal inferior e NH nasal superior] (Exercício que ajuda a relaxar a musculatura, a perceber a vibração dos sons, e a projetar o som para um melhor aproveitamento).

5- Prender entre os dentes uma tampa de caneta, rolha… E falar um texto, verso ou versículo (para articular melhor as sílabas).

6- De duplas, de frente, iniciando bem próximos, cada fala um texto, verso ou versículo, da um passo para traz e repete mais alto, mais um passo e mais alto… (Articulação das palavras e volume). Obs: Todas as duplas ao mesmo tempo.

7- “A culpa é tua e não minha”. Uma dupla de cada vez, sentada no palco começa a dizer a frase “A culpa é tua e não minha”, calmamente e vai cada ator tentando impor ao outro a culpa, mas não podem se tocar nem alterar a frase. (este exercício trabalha alem da dicção e volume, a intenção e emoção. Cada ator ajuda o outro a se superar).

8- Cada ator deve ter decorado um texto, e o tamanho não deve ser menor do que os primeiros quatro versículos de Salmos capítulo 23. Forma-se uma roda com todos os atores e um vai para o meio da roda. Alguém da roda bate uma palma e fica com as mãos erguidas (as palmas viradas para o ator do centro, e na altura do rosto de quem bateu), quem está no meio começa a dizer o texto olhando para os olhes deste, outro bate palma e mantém as mãos erguidas, o do meio vira-se e continua o texto, e assim vai, a todo instante um bate a palma e o que está falando deve virar-se para quem bateu. Obs: 1)-Sempre quem bate deve ficar com as mãos erguidas até que outro o faça. 2)- Se o texto não for grande ou se o ator do meio não pegou um ritmo bom, deve repetir seu texto sem parar. 3)- Para virar de um para o outro não faze-lo no meio da silaba. Digamos que esteja dizendo “O Senhor é meu pastor…” e a palma veio na hora que começou a dizer ‘pastor’ não vire enquanto está dizendo ‘pas’, diga ‘pas’ para o que já estava virado e vire rapidamente para quem bateu a palma e diga ‘tor’ para este.(este exercício exige uma maior concentração além de valorizar o olhar do ator, pois nenhuma silaba deve ser jogada no ar e sim dirigida a quem está de braços erguidos).

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